Laudo de Classificação de Áreas

O Laudo de Área Classificada é um procedimento que consiste em classificar as áreas de uma indústria, visando detalhar os lugares que podem ter presença de gases ou vapores inflamáveis a fim de permitir a instalação correta de equipamentos nestas áreas sem que haja o risco de explosões e incêndios. Antes de instalar equipamentos e componentes elétricos em áreas classificadas, a empresa necessita conhecer quais são essas áreas da planta.

O laudo visa atender os requisitos da Norma da ABNT NBR IEC 60079-10:2006 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas – Parte 10: Classificação de áreas e também às exigências da NR 10 da Portaria 598/04 do Ministério do Trabalho e Emprego, no tocante a “Áreas Classificadas” e NBR5418:1995- Instalações elétricas em atmosferas explosivas.

 

O laudo de área classificada também pode:

  • Identificar as Áreas Classificadas e separá-las em classes, grupos e divisões de gases/vapores/poeiras, etc.;
  • Especificar equipamentos elétricos;
  • Desenvolver medidas preventivas para minimizar os riscos de incêndio e explosões;
  • Controlar riscos no ambiente de trabalho, uma vez que o laudo irá recomendar medidas de caráter individual ou coletivo para controlar os riscos;

 

O que é uma área classificada?

É um local que possui a probabilidade de formar atmosfera explosiva por conter substâncias como gases e/ou líquidos inflamáveis e poeiras e/ou fibras combustíveis. Mas é necessário entender que  atmosfera  Explosiva “é uma mistura de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras com ar (ou Oxigênio) e quando sob condições atmosféricas, na presença de uma fonte de ignição, a combustão se propaga provocando a explosão.”

A presença de equipamentos elétricos e instalações elétricas em áreas classificadas é considerada uma das principais fontes de ignição em consequência do centelhamento normal, da abertura e do fechamento de contatos e também da temperatura elevada atingida durante uma operação rotineira ou em caso de falhas no processo.

Por conta disso, as instalações elétricas em áreas classificadas ou atmosferas explosivas necessitam de atenção especial e são consideradas fundamentais para a proteção da planta industrial e das pessoas que por ela circulam.

 

DEFINIÇÕES DE ZONEAMENTOS (Gases e Vapores)

  • Zona 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é contínua ou existe por longos períodos.
  • Zona 1 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primário.
  • Zona 2 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo geradas normalmente por fontes de risco de grau secundário.

 

DEFINIÇÕES DE ZONEAMENTOS (Poeiras e Fibras)

  • Zona 20 – É um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, está presente de forma permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau contínuo).
  • Zona 21 – É um local em que a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó está presente em forma ocasional, em condições normais de operação da unidade (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau primário).
  • Zona 22 – É um local onde a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó existirá somente em condições anormais de operação e se existir será somente por curto período de tempo (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau secundário).

rincípios de classificação das instalações elétricas em áreas classificadas e zoneamentos:

O desenvolvimento de um trabalho de classificação de áreas de uma unidade industrial para instalações elétricas em áreas classificadas começa com a análise da “probabilidade” da existência ou aparição de atmosferas explosivas nos diferentes locais da unidade, que serão posteriormente definidas como Zonas 0, 1 ou 2.

Portanto, é necessário que existam produtos que possam gerar essas atmosferas explosivas podendo ser gases inflamáveis, líquidos inflamáveis ou ainda poeiras/fibras combustíveis que podem ser liberados para o ambiente pelos equipamentos de processo que representam fontes potenciais de risco para as instalações elétricas em áreas classificadas.

 

No desenvolvimento deste trabalho serão realizadas as seguintes atividades:

  • Levantamento de toda a documentação técnica necessária para a execução dos trabalhos de classificação de áreas, tais como desenhos civis, desenhos de layout mecânico de equipamentos, fichas técnicas de segurança de produtos inflamáveis e combustíveis presentes nas unidades, dados de processo, etc.
  • Análise e eventual transferência de documentos existentes para o meio magnético, quando não disponíveis, para a execução dos trabalhos.
  • Levantamentos em campo das situações geradoras de riscos de explosões.
  • Visitas aos locais, para verificação das condições operacionais dos processos assim como das ambientais existentes, tais como: ventilação, concentrações, etc. Além da verificação da segurança de processos, junto ao pessoal especializado dessa unidade.
  • Definição e projeto da Classificação de Áreas para todos os setores que manipulem, processem ou armazenem inflamáveis, baseado nos serviços acima detalhados e nos Memoriais de Cálculo das áreas de riscos de explosão, considerando as Taxas Máximas de Liberação prováveis por equipamento, ventilação disponível, graus e tipos e fornecendo os volumes de risco calculados.
  • Elaboração dos desenhos detalhados de Classificação de Áreas, estimados em 3 (três) desenhos no formato A0. Estes desenhos serão desenvolvidos no sistema AUTO-CAD e plotados em cores para permitir uma fácil identificação dos zoneamentos.
  • Será emitido um Laudo Complementar Conclusivo de Classificação de Áreas acompanhado dos Memoriais de Cálculo correspondentes às principais Fontes de Risco de explosão presentes nos locais, devidamente assinado por profissional responsável e com o recolhimento correspondente da respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia).

 

O Laudo de Classificação de Áreas é algo muito sério e só deve ser elaborado por profissional profissionais especializados em instalações elétricas em áreas classificadas. A L&A Engenharia está pronta para te oferecer toda a assistência necessária



Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções