Category Archives: Laudos e Avaliações

Avaliação de Bens- Mecadológica

A L&A Engenharia é uma empresa que tem como o objetivo oferecer avaliações precisas aos seus clientes, de acordo com a norma ABNT NBR 14653, analisando estatisticamente os dados de mercado, levando em considerações a classificação da natureza do bem, descrição das atividades técnicas, a definição do grau de fundamentação, terminologia técnica, além das peculiaridades do imóvel e todas as suas características.

A avaliação de bens trata-se de uma análise técnica do valor de mercado de um determinado bem composta por laudo, realizada por engenheira (o) de avaliações, para determinar o valor de um bem e seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores de viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data. A avaliação se aplica a todo tipo de bens e ações.

 

Quando é necessário avaliar um imóvel?

A avaliação é necessária em todos os processos de compra e venda, financiamentos, construção, partilha de bens, hipoteca, indenização por expropriação ou determinação para fins fiscais.

  • Que tipo de bens são avaliados pela L&A Engenharia?
  • Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais
  • Avaliação de Imóveis Residenciais, Comerciais, Institucionais, Industriais e Mistos
  • Avaliação de Empreendimentos
  • Avaliação de Máquinas, Equipamentos, Instalações, Bens Industriais em Geral.

 

Quer saber quanto vale o seu bem? 

A L&A Engenharia é especialista no assunto e pode ajudar você.

Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções

Laudo de Inspeção Predial

O Laudo de inspeção constitui uma importante ferramenta para elaboração ou revisão do plano de manutenção predial que evita intercorrências em edifícios e condomínios. O objetivo é uma avaliação do estado da edificação e sistemas construtivos, analisando o desempenho, vida útil, funcionalidade, estado de conservação, segurança, e operação da edificação, além do grau de criticidade das deficiências contratadas e apresentar as correções e intervenções necessárias. A Inspeção Predial trata-se da verificação de qual é a real situação de uma construção e apontar as falhas e perigos a que todos estão sujeitos. 

De acordo com a norma NBR 16747, a inspeção predial tem por objetivo constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação, seus sistemas e subsistemas, de forma a permitir um acompanhamento sistêmico do comportamento em uso ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação.

Em alguns municípios a periodicidade de uma inspeção predial depende do estado de conservação e manutenção da edificação vistoriada, em outros é exigido a cada certo período de tempo, a depender do tempo de vida da edificação. Há um  Projeto de Lei nº 6014/2013 que tramita na câmara dos deputados que determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificações (LITE). O PL estabelece que o objetivo da inspeção é efetuar o diagnóstico da edificação. As exceções são barragens e estádios de futebol, por estarem abrangidos por outra legislação específica e prédios residenciais de até três pavimentos. Ele prevê que a primeira inspeção se dê transcorridos 10 (dez) anos da emissão do Habite-se ou Termo de Conclusão, estabelecendo então inspeções regulares e periódicas de acordo com a tipologia da edificação.

Periodicidade:

  1. A cada 5 (cinco) anos, para edificações com até 39 (trinta e nove) anos de construção;
  2. A cada 3 (três) anos, para edificações com 40 (quarenta) a 49 (quarenta e nove) anos de construção;
  3. A cada 2 (dois) anos, para edificações com 50 (cinquenta) a 59 (cinquenta e nove) anos de construção; e
  4. A cada ano, para edificações com 60 (sessenta) anos ou mais de construção.

 

Normas Técnicas envolvidas no processo de inspeção predial (vistoria técnica ou autovistoria):

  • ABNT NBR 5.674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção;
  • ABNT NBR 14.037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos;
  • ABNT NBR 16.280 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos;
  • ABNT NBR 15.575 – Desempenho de Edificações Habitacionais.

Vantagens da Inspeção Predial

  • identificar não conformidades e atuar rapidamente nas correções;
  • aplicar adequadamente os recursos financeiros do condomínio e utilizá-los nos locais em que são necessários e prioritários;
  • oferecer uma gestão mais transparente dos condomínios;
  • aprimorar o gerenciamento predial, com a implantação de planos de ação para ajuste de não conformidades;
  • preservar e valorizar o patrimônio.

 

Laudo de Inspeção Predial é algo muito sério e só deve ser elaborado por profissional habilitado e portador de muito conhecimento. A L&A Engenharia está pronta para te oferecer toda a assistência necessária

 

Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções

Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança

Trata-se de um procedimento de caráter preventivo, que procura avaliar a solidez e o estado de conservação dos imóveis vizinhos à obra a ser construída. Este trabalho é realizado antes que as obras sejam iniciadas, com base em registro fotográfico, avaliar possíveis manifestações patológicas já existentes nos imóveis vizinhos para poder definir o grau de risco aparente que estas anomalias poderão trazer ao longo da execução da obra. Este laudo resguarda o construtor contra reclamações indevidas dos moradores (por danos pré-existentes), como também resguarda os proprietários dos imóveis lindeiros, a facilitação da comprovação de danos que venham a surgir por ocorrência da obra.

Este trabalho é uma garantia para quem está construindo e também para quem tem o imóvel avaliado.

A vistoria cautelar de vizinhança é uma atividade pericial obrigatória em todo território nacional. A execução desse serviço é exigida por duas normas: ABNT NBR 12.722 (discriminação de serviços para construção de edifícios) e ABNT NBR 15.575 (desempenho das edificações habitacionais). 

A fase de movimentação de terra, execução de fundações profundas e escavações próximas às divisas podem causar impactos nas construções vizinhas

Quais as vantagens de realizar a vistoria cautelar de vizinhança?

resguarda o construtor contra indenizações indevidas;

garante que o vizinho seja indenizado caso a construção realmente venha a danificar seu imóvel;

contribui para a profissionalização da construção civil;

A vistoria cautelar de vizinhança serve como prova pericial antecipada, evitando o litígio.

 

Quem contrata o serviço?

A empresa responsável pela obra tem a obrigação de elaborar o laudo e fornecer uma cópia ao proprietário, mas em caso de descumprimento da construtora.  proprietário do imóvel localizado na área de abrangência pode contratar o serviço como um respaldo e em caso de eventual dano poderá ser ressarcido tanto pelo laudo como pelos serviços.

Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança é algo muito sério e só deve ser elaborado por profissional habilitado e portador de muito conhecimento. A L&A Engenharia está pronta para te oferecer toda a assistência necessária.

Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções

Laudo Técnico de Segurança e Estabilidade

laudo de estabilidade é um tipo de documento, que atesta as condições estruturais de um imóvel ou edificação conforme o que é solicitado por cada município. Toda obra de edificação precisa ter um o lado em posse, a fim de cumprir os padrões e exigências estabelecidas pelo município. Portanto, para a emissão do laudo técnico de estabilidade, é preciso de que um profissional devidamente qualificado faça a avaliação do local por inteiro.

A validade do laudo é de 3 anos a contar da data da visita do responsável técnico. 

 

Para que serve o Laudo técnico de Segurança e Estabilidade?

A principal função do documento é avaliar de forma técnica o estado de todos os elementos estruturais da construção com o objetivo de identificar anomalias e  prevenir futuras patologias que possam colocar em risco a segurança das pessoas que irão utilizar o imóvel. Os quesitos avaliados são:

  • Elementos estruturais da edificação, como vigas, pilares, fundações, escadas, paredes, etc.;
  • Instalações hidráulicas;
  • Instalações elétricas; dentre outros elementos.

Também é verificado se há infiltrações, fiação exposta, bem como outros pontos que possam causar acidentes e/ou colocar em risco a vida de pessoas que frequentarão o local.

 

Quais informações estão presentes no documento?

Além dos dados da edificação, constam também as informações da empresa e do arquiteto ou engenheiro que avaliaram o local. São relatadas as condições do imóvel e sua aptidão ou não para receber pessoas. É preciso anexar ao documento uma ART ou RRT obrigatoriamente.

É necessário destacar que, em caso de informação não verídica ou erro, se o lugar tiver um problema como um desabamento, por exemplo, e for constatado que isso se deveu a problemas estruturais que deveriam constar no laudo, tanto a empresa quanto o profissional que assinou o documento podem ser responsabilizados civil e criminalmente.

 

Outros nomes

Dependendo da localidade, o Laudo técnico de Segurança e Estabilidade pode receber outros nomes como por exemplo:

  • Laudo de Estabilidade Estrutural;
  • Laudo Técnico de Segurança de Edificação;
  • Laudo Técnico de Estabilidade;
  • Laudo Técnico de Estabilidade e Segurança de Edificações;
  • Laudo de Edificações.

Laudo Técnico de Segurança e Estabilidade é algo muito sério e só deve ser elaborado por profissional habilitado e portador de muito conhecimento. A L&A Engenharia está pronta para te oferecer toda a assistência necessária.

Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções

Laudo de Classificação de Áreas

O Laudo de Área Classificada é um procedimento que consiste em classificar as áreas de uma indústria, visando detalhar os lugares que podem ter presença de gases ou vapores inflamáveis a fim de permitir a instalação correta de equipamentos nestas áreas sem que haja o risco de explosões e incêndios. Antes de instalar equipamentos e componentes elétricos em áreas classificadas, a empresa necessita conhecer quais são essas áreas da planta.

O laudo visa atender os requisitos da Norma da ABNT NBR IEC 60079-10:2006 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas – Parte 10: Classificação de áreas e também às exigências da NR 10 da Portaria 598/04 do Ministério do Trabalho e Emprego, no tocante a “Áreas Classificadas” e NBR5418:1995- Instalações elétricas em atmosferas explosivas.

 

O laudo de área classificada também pode:

  • Identificar as Áreas Classificadas e separá-las em classes, grupos e divisões de gases/vapores/poeiras, etc.;
  • Especificar equipamentos elétricos;
  • Desenvolver medidas preventivas para minimizar os riscos de incêndio e explosões;
  • Controlar riscos no ambiente de trabalho, uma vez que o laudo irá recomendar medidas de caráter individual ou coletivo para controlar os riscos;

 

O que é uma área classificada?

É um local que possui a probabilidade de formar atmosfera explosiva por conter substâncias como gases e/ou líquidos inflamáveis e poeiras e/ou fibras combustíveis. Mas é necessário entender que  atmosfera  Explosiva “é uma mistura de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras com ar (ou Oxigênio) e quando sob condições atmosféricas, na presença de uma fonte de ignição, a combustão se propaga provocando a explosão.”

A presença de equipamentos elétricos e instalações elétricas em áreas classificadas é considerada uma das principais fontes de ignição em consequência do centelhamento normal, da abertura e do fechamento de contatos e também da temperatura elevada atingida durante uma operação rotineira ou em caso de falhas no processo.

Por conta disso, as instalações elétricas em áreas classificadas ou atmosferas explosivas necessitam de atenção especial e são consideradas fundamentais para a proteção da planta industrial e das pessoas que por ela circulam.

 

DEFINIÇÕES DE ZONEAMENTOS (Gases e Vapores)

  • Zona 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é contínua ou existe por longos períodos.
  • Zona 1 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primário.
  • Zona 2 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo geradas normalmente por fontes de risco de grau secundário.

 

DEFINIÇÕES DE ZONEAMENTOS (Poeiras e Fibras)

  • Zona 20 – É um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, está presente de forma permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau contínuo).
  • Zona 21 – É um local em que a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó está presente em forma ocasional, em condições normais de operação da unidade (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau primário).
  • Zona 22 – É um local onde a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó existirá somente em condições anormais de operação e se existir será somente por curto período de tempo (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau secundário).

rincípios de classificação das instalações elétricas em áreas classificadas e zoneamentos:

O desenvolvimento de um trabalho de classificação de áreas de uma unidade industrial para instalações elétricas em áreas classificadas começa com a análise da “probabilidade” da existência ou aparição de atmosferas explosivas nos diferentes locais da unidade, que serão posteriormente definidas como Zonas 0, 1 ou 2.

Portanto, é necessário que existam produtos que possam gerar essas atmosferas explosivas podendo ser gases inflamáveis, líquidos inflamáveis ou ainda poeiras/fibras combustíveis que podem ser liberados para o ambiente pelos equipamentos de processo que representam fontes potenciais de risco para as instalações elétricas em áreas classificadas.

 

No desenvolvimento deste trabalho serão realizadas as seguintes atividades:

  • Levantamento de toda a documentação técnica necessária para a execução dos trabalhos de classificação de áreas, tais como desenhos civis, desenhos de layout mecânico de equipamentos, fichas técnicas de segurança de produtos inflamáveis e combustíveis presentes nas unidades, dados de processo, etc.
  • Análise e eventual transferência de documentos existentes para o meio magnético, quando não disponíveis, para a execução dos trabalhos.
  • Levantamentos em campo das situações geradoras de riscos de explosões.
  • Visitas aos locais, para verificação das condições operacionais dos processos assim como das ambientais existentes, tais como: ventilação, concentrações, etc. Além da verificação da segurança de processos, junto ao pessoal especializado dessa unidade.
  • Definição e projeto da Classificação de Áreas para todos os setores que manipulem, processem ou armazenem inflamáveis, baseado nos serviços acima detalhados e nos Memoriais de Cálculo das áreas de riscos de explosão, considerando as Taxas Máximas de Liberação prováveis por equipamento, ventilação disponível, graus e tipos e fornecendo os volumes de risco calculados.
  • Elaboração dos desenhos detalhados de Classificação de Áreas, estimados em 3 (três) desenhos no formato A0. Estes desenhos serão desenvolvidos no sistema AUTO-CAD e plotados em cores para permitir uma fácil identificação dos zoneamentos.
  • Será emitido um Laudo Complementar Conclusivo de Classificação de Áreas acompanhado dos Memoriais de Cálculo correspondentes às principais Fontes de Risco de explosão presentes nos locais, devidamente assinado por profissional responsável e com o recolhimento correspondente da respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia).

 

O Laudo de Classificação de Áreas é algo muito sério e só deve ser elaborado por profissional profissionais especializados em instalações elétricas em áreas classificadas. A L&A Engenharia está pronta para te oferecer toda a assistência necessária



Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções

Perícias e Assistências técnicas

ambém oferecemos serviços no âmbito judicial realizando tanto perícias como assistência técnica em diversos tipos de ação, além de prestar serviços de avaliações; estruturais, mercadológicas e ambientais (avaliação de riscos – biológicos – químicos  – físicos). 

 

Tipos de ações em que atuamos:

  • Ações Reais Imobiliárias

A ação real está relacionada com o direito sobre um bem móvel ou imóvel. Como por exemplo: usucapião, reconhecimento de um usufruto, uso ou habitação, hipoteca, penhor, propriedade fiduciária, entre outros.

  • Ações Revisionais E Renovatórias De Aluguel

Há fatores externos ao contrato de locação que podem alterar, significativamente, o valor do aluguel. Nestes casos faz-se necessária a avaliação para encontrar o valor de mercado.

  • Ações Revisionais De Insalubridade  E Periculosidade

A ação revisional, busca a modificação de decisão transitada em julgado, cuja condenação abarque prestações de trato sucessivo.

  • Avaliações Imobiliárias

Trata-se de análise de mercado composta por laudo a fim de estimar o valor do imóvel de maneira técnica. Se aplica a todo tipo de imóvel e ações como partilha de heranças, hipoteca, indenização por expropriação ou determinação de valor para fins fiscais.

Importante: o Laudo de Avaliação só pode ser elaborado por engenheiro ou arquiteto, corretor somente emite Parecer Técnico.

  • Avaliações Ambientais

São avaliações realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo de identificar os agentes existentes, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores. Averiguando a necessidade ou não da implantação de medidas preventivas e/ou caracterização do adicional de insalubridade e/ou periculosidade conforme determina a Portaria 3.214/78 em sua Norma regulamentadora nº 15.

  • Direitos De Vizinhança

Direitos de vizinhança dispõem sobre limitações ao uso pleno da propriedade. Têm finalidade de evitar conflitos entre proprietários de prédios contíguos, respeitando, assim, o convívio social. Constituem obrigações propter rem (que acompanham a coisa). 

  • Obrigação De Fazer C/C Perdas E Danos

A obrigação de fazer consiste no comprometimento do devedor em realizar, praticar algum ato que resulte num benefício ao credor

  • Vícios Construtivos

Identificação e análise de vícios construtivos; anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou que os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor. 

  • Laudos Judiciais e Extrajudiciais

Elaboração de laudo técnico após avaliação do objeto, desenvolvida mediante a aplicação de procedimentos técnicos, com o intuito de estabelecer o nexo causal do dano ao objeto de pedir da ação, sendo a materialização da prova pericial e um dos tipos de prova judicial definidos no Código Civil. 

Perícia e assistência técnica são serviços que podem decidir o caminho em um processo judicial, portanto somente ser realizado por profissional habilitado e detentor do conhecimento necessário. A L&A Engenharia está pronta para te oferecer toda a assistência necessária.

Entre em contato para mais informações e orçamento, estamos pronto para oferecer a você e sua empresa as melhores soluções